segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O QUE É LETRAMENTO?

Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo, de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento é diversão é leitura à luz da vela ou lá fora, à luz do sol. São notícias sobre o presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo. É uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos. É viajar para países desconhecidos, sem deixar sua cama é rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos. É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias, e orientação em bulas de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é, sobretudo, um mapa para o coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser! (grifo meu) (desconheço o autor)

2 comentários:

  1. Abri meu blog com este poema pois o acho extremamente profundo, apesar de, ao 'correr d'olhos', não o pareça.
    Mas ao lidar com crianças no processo de aquisição do Letramento tem-se a percepção real e absoluta destas palavras simples, mas de verdade sem medidas...

    ResponderExcluir
  2. O video foi produzido para dimensionar a intervenção pedagógica dos educadores junto aos alunos com dificuldade na aquisição do letramento. Como professora readaptada, coube-me o papel de observadora e promotora de intervenções que pudessem fazer com que Ester, etapa a etapa, vencesse suas dificuldades..

    ResponderExcluir